4 motivos para implementar uma CIPA na sua empresa

Você sabe o que é CIPA? Trata-se de uma equipe treinada e apta a prevenir acidentes e doenças decorrentes do ambiente de trabalho.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem por objetivo conscientizar e contribuir para que todo o quadro de funcionários possa realizar seu trabalho sem prejuízo à saúde.

Os representantes da equipe são escolhidos em duas etapas: através de indicação direta do empregador e também por votação secreta, realizada pelos empregados.

Segundo o site Segurança do Trabalho NWN, a missão da CIPA é “preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores”. Ou seja, trata-se de uma comissão focada em prevenir e conscientizar os funcionários.

Por que montar uma CIPA?

1. Prevenir é melhor que remediar

Esse é o motivo mais óbvio de todos. Se seus funcionários estão bem treinados e conscientes sobre os riscos que correm ao realizar o trabalho, todos ficam mais seguros e confortáveis. Em outras palavras, o trabalho rende e flui sem dúvidas ou atropelos.

No entanto, se você mantiver uma equipe destreinada e com medo de executar suas tarefas, a produtividade cai e os acidentes são bem mais frequentes.

2. Funcionários com autonomia

Manter uma equipe com liberdade e ciente de sua própria saúde também pode ajudar a aumentar a produção. Quando conhecemos nossos limites e riscos, nosso senso de autopreservação fala mais alto e faz com que nos cuidemos mais.

Por isso, quanto mais cuidamos de nós mesmos, melhor habilitados – seja física os psicologicamente – estamos para executar o nosso trabalho.

3. Comissão devidamente identificada

Claro que, mesmo com todo o cuidado, acidentes ainda podem acontecer. E é por isso que os funcionários da CIPA precisam estar devidamente identificados com botons – assim, em caso de problema, todos saberão a quem recorrer.

4. Redução de Custos

Ao reduzir a taxa de acidentes e deixar os funcionários mais conscientes sobre os riscos do trabalho que exercem, os gastos com indenizações decorrentes de doenças ou ocorrências no trabalho também diminuem.

Estou certa de que um quadro de funcionários mais seguro trará apenas benefícios para a sua empresa.

Quer saber mais?

Se você achou esse artigo interessante e quer se aprofundar mais sobre o assunto, indico o blog da Inbep e também o blog Segurança no Trabalho NWN – ambos de empresas especializadas em treinamentos para Segurança no Trabalho.

Quer receber primeiro todos os posts do blog? Então acompanhe a fanpage!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *