6 atribuições indispensáveis da Brigada de Incêndio

Segurança no trabalho é um assunto sério. Por isso, quando falamos sobre Brigada de Incêndio, estamos falando de um grupo de pessoas altamente capacitado para salvar a vida de outras.

No entanto, mesmo com tamanha importância, acabamos não sabendo qual é a função da brigada dentro de uma empresa. Pensando nisso, preparei uma lista com as 6 principais atribuições dos brigadistas.

Atribuições da Brigada de Incêndio

1. Combater o fogo

OK, essa é meio óbvia, mas sempre vale a lembrança. Os brigadistas são pessoas treinadas para combater princípios de incêndio. Por isso, procure sempre identificar as pessoas da brigada com botons.

2. Evacuar a área

Além de controlar o fogo, é responsabilidade da Brigada de Incêndio evacuar a área em caso de emergência. Eles são os últimos a sair da edificação em chamas para garantir que todos sejam retirados do local com segurança.

3. Prestar os primeiros socorros

A Brigada de Incêndio trabalha em conjunto com a CIPA (Comissão Interna de Proteção a Acidentes de Trabalho) na hora de prestar os primeiros socorros. É interessante, inclusive, que algumas pessoas sejam membros das duas comissões – afinal, quanto mais treinamento, melhor.

4. Conhecer as instalações

Não adianta nada ser treinado para situações de emergência sem conhecer a planta de prédio. Os brigadistas precisam saber de cor a estrutura da construção e ter acesso à todas as saídas de emergência.

5. Ter boas condições físicas e mentais

Os brigadistas servirão de suporte para os demais funcionários em uma emergência. Por isso, ao formar a sua equipe, lembre-se de escolher pessoas com boa saúde e psicologicamente equilibradas.

6. Educar os demais funcionários na prevenção de incêndios

O treinamento dos brigadistas também incluí a prevenção. Os membros da brigada são habilitados a ensinar aos demais funcionários como prevenir focos de incêndio, aumentando assim a segurança dentro do ambiente de trabalho.

Quer saber mais?

Se você ficou com vontade de implementar uma Brigada de Incêndio na sua empresa e quer saber como funcionam os processos de seleção e treinamento, tenho dois artigos para te indicar: um no blog da CIPA FATEC, e outro no blog do Grupamento Tático Resgate, ambos bastante explicativos.

Ah, e quando terminar de treinar seu grupo de brigadistas, não se esqueça de identificar todos os membros com botons – assim, a segurança da sua empresa estará garantida.

Quer receber primeiro todos os posts do blog? Então acompanhe a fanpage!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *